O acesso às mídias e tecnologias permitirá o manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção sobre a necessidade de conhecimento, de planejamento e de organização, propiciando oportunidades para a utilização desses recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
A aplicação das TICs favorecerá o investimento no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua aprendizagem, bem como, favorecerá a interação entre alunos e professores na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa, com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem estática ou não. Substratos oferecidos pelas mídias que irão enriquecer o trabalho de professores e alunos no chão da escola.
Tornar democrático o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação. Dessa forma, elas estão (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.
Enfim, utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a compreensão de mundo. Não podemos apenas nos limitar a leitura de jornais, revistas ou veículos eletrônicos. É fundamental que os leitores aprendam antes, a ler o mundo em que vivem. Só assim, será possível a construção do conhecimento e a transformação do educando em sujeito de sua própria história.